A tatuagem é usada pelo ser humano como forma de expressão há centenas de anos. Desde sua criação, seus significados, propósitos e estilos foram mudando organicamente. Apesar das diversas razões para se eternizar um desenho na pele, uma prevalece: a vontade de se expressar.

Forma de expresão

Tatuagem de coruja

A tatuagem é a parte de nós que escolhemos. É uma forma de adornar e customizar o corpo, semelhante a quando mudamos o cabelo ou barba, mas de forma mais definitiva.

Em um passado remoto, ela já era uma forma de identificação: criava vínculos entre membros de uma mesma tribo, representava status em diversas sociedades, curas, sacrifícios, proteção, vitórias, força e etc.

Posteriormente, já na era moderna, o uso da tatuagem passou a ser adotado por gangues e máfias e isso fez com que essa arte começasse a ser evitada e rejeitada. Esse cenário se manteve até ela retornar em artistas e pessoas comuns da sociedade e, por fim, passar a ser vista como expressão individual.

Hoje, ela ainda representa nossa autenticidade, mas também adquire uma função mais estética e simboliza nosso querer, nossos gostos e preferências!

Os desejos de quem busca na tatuagem uma forma de se expressar são variados. Elas podem ter razões religiosas, estéticas, artísticas, identitárias e mais.

O ofício da arte sempre foi e sempre será mutável. Enquanto houver civilização, haverá novas formas de expressão através do desenho. Consequentemente, sempre haverá busca pela expressão através de artes corporais.

Arte

Como vimos, a expressão através da arte acompanha o ser humano desde muito antes das palavras e da escrita. Desde os primórdios da civilização, o corpo já era usado como tela para pintura, em tribos. Os símbolos sempre tiveram um significado e importância muito grande e, assim, nós carregamos essa herança conosco.

Apesar disso, demorou para a tatuagem voltar a ser uma arte desejada. Antes de romper fronteiras culturais e passar por cima dos preconceitos, foram necessários anos remando contra a maré. A cultura, porém, está em constante movimento e, logo, passou a fluir junto com essa arte, tornando seu crescimento ainda mais orgânico.

Foi em 1980 (uma data relativamente recente) que os primeiros estúdios começaram a ser abertos, inicialmente voltados para o público do rock, e foram esses estúdios que, posteriormente, contribuíram muito para a desestigmatização da tatuagem.

Hoje, a tatuagem é uma técnica cada vez mais segura, com materiais e maquinários de qualidade, desenvolvidos especialmente para atender essa demanda. Além disso, aumentou a preocupação com os cuidados após a sessão e diversas indicações e produtos foram criados para atender esses cuidados. Afinal, queremos que a qualidade dela dure pelo máximo de tempo possível, não é mesmo?

Além da melhoria nos materiais, cada vez mais a gama de artes e estilos foi aumentando e, como resultado, os artistas encontram na pele um novo tipo de tela.

Para alguns artistas, não basta saber tatuar. É necessário compreender as técnicas artísticas; estudar anatomia, luz, sombra, contraste, profundidade, composição, proporção, textura, etc. Na tatuagem, o corpo não faz apenas parte da obra, o corpo é a própria obra.

Hoje, é possível encontrar artistas ao redor de todo o globo que possuem identidades únicas. Através da internet, temos acesso a uma infinidade de estilos, ideias, referências e, claro, opções!

Expresse-se!

Tatuagem de frase

Em conclusão, as tatuagens são usadas para adornar o corpo, curar ressentimentos, reforçar desejos, externar opiniões, expor sua essência e muito mais.

Seu corpo é o seu templo e você pode usá-lo para expressar seus pensamentos!

O ato de se tatuar, por si só, já fala muito sobre você. Ser uma pessoa tatuada automaticamente comunica as pessoas, transmite uma mensagem. E você ainda pode escolher que mensagem será essa!

Para uma melhor experiência, é muito importante que você descubra o estilo de arte com o qual se identifique e encontre um profissional qualificado, que conseguirá passar a mensagem que você quer passar e que conseguirá reproduzir a arte no corpo da forma que você idealiza.

Aqui no Lunardi Tattoo Studio, temos como objetivo disseminar cada vez mais essa percepção da tatuagem como arte de expressão. Em cada sessão, vamos sutilmente percebendo o que o cliente não diz verbalmente e compreendemos a importância que cada trabalho tem para cada indivíduo. Cada sessão é um aprendizado e cada aprendizado nos faz crescer como artistas e seres humanos!

Temos como objetivo contribuir cada vez mais com este mercado em ascendência, perpetuando não apenas incríveis artes na pele, mas também o conceito de que a tatuagem é uma forma única de dizer o que as palavras não conseguem!

E então, você vai vir com nós nessa jornada?

Se você quiser saber um pouco mais sobre nossa história, leia esse post que fizemos! Para ficar por dentro dos nossos conteúdos, siga-nos no instagram. Qualquer dúvida, fique a vontade para enviar uma mensagem! Obrigado!